quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como Fotografar o Esmalte.

Já que vocês pediram, aqui está o post de como fotografar o esmalte. Espero ajudar, vou rezar pra que eu escreva e fale alguma coisa e que isso não seja inútil. Pra fotografar o esmalte ~bem~ você só precisar pensar nisso : Foco e Fidelidade da Cor.

O que é preciso pra fotografar o esmalte ?:

Câmera jura?, o fundo (cenário), luz e claro, o esmalte.

No que vão me ajudar ?
Câmera:
Dependendo da sua câmera ela pode te ajudar, se for uma câmera de celular: tchau qualidade, as câmeras de celulares têm pouquíssimos Megapixels que são aqueles quadradinhos ou pontinhos de uma foto. Eu tenho uma semi-profissional mas não é necessário comprar A Nikon D5000 pra fotografar esmaltes, com uma compacta de pelo menos 7 MP você pode fotografar o esmalte, se a câmera tiver a função macro, suas fotos vão sair boas.

Essa é a minha, a Fuji s4200, pra quem é amante da fotografia e quer aprender mais sobre ela, essa é a câmera ideal, quem quiser saber onde encontrar com um preço amigo é só mandar um e-mail pra mim ;) Queria mesmo a Nikon D5000, mas uma simples é melhor pra mim que ainda não vou trabalhar com fotografia.


O fundo (cenário) : O fundo você escolhe, pode ser do branco ao preto, mas dependendo da cor do esmalte as unhas vão se camuflar com o fundo. E também que seja uma cor que combine com a cor do esmalte, use uma cartolina ou até uma cortina no fundo. Sabe mexer no photoshop, lightroom e cia ? Abuse da criatividade em todos os sentidos mas de um modo que o esmalte ainda seja a estrela da foto, acho lindas aquelas fotos que as garotas estão segurando algo lindo com um esmalte lindo mas você não sabe no que ela quer que você olhe, na flor, no caderno ou no esmalte. Outra idéia de cenário são as folhas, desfocando-as (aí que entra o macro) a foto ficará linda.


Esse é o meu mini-estúdio - cartolina branca, esmalte e câmera. NÃO deixe a cartolina dobrada no meio, na foto irá ficar parecendo um fundo infinito.

 Luminosidade: Pra quem tem uma câmera semi-profissional acaba ficando um pouco mais fácil de tirar a foto em lugares com menos luz. Diminui o ISO aqui deixa a Abertura do Diafragma maior ali, regula o flash, enfim. Mas nada melhor que a luz natural, pode deixar a câmera no modo automático que ela manda ver, a câmera vai se ajustar sozinha com as condições do ambiente. E é até mais fácil pegar a verdadeira cor do esmalte.

Fidelidade da Cor: Todas temos aquelass benmalditas cores terríveis de fotografar, os neons por exemplo ninguém merece. Mas com um ajuste no Photoscape ou na própria câmera isso ajuda a pegar bem a cor real. Na luz natural, faça o seu próprio teste: ''Flash ligado na luz ou no escuro'' dependendo da cor do esmalte ou ligado ou desligado a cor do esmalte irá aparecer.

O que é macro ou foco ?: Macro e foco são as mesmas coisas, imagino que a sua câmera tenha uma linguagem formal e ao invés de informar foco diz macro.


O que está circulado é o símbolo do macro, toda câmera tem, se a sua não tiver compre outra ;) A próxima foto tem um jeito de deixar a foto mais desfocada no fundo.


Como edito a minha foto ?
Eu uso o Photoscape que é super fácil de usar. Ok, conseguiu a qualidade mas não o foco ? Faça isso nele. 
Clique na seta ou direto em Filtro, depois em Região (fora de foco), lá você pode regular o tamanho da pluma com mais desfoque ou menos. Coloque até mesmo o seu nome no meio da foto pra que nenhuma ... pegue a sua foto e fale que é dela, não deixe o nome tão forte suavize a letra, tudo isso em Objeto.


Aqui o resultado e comparação de como deve ficar nas unhas e no vidrinho:




Resumo: Tenha sempre um cenário, na sua câmera ligue a função Macro, para o efeito ficar mais bonito edite no Photoscape. Se quiser faça um tema no fundo pra cada nome de esmalte, mas desfoque o fundo fica mais apresentável. 

Queria ter feito um post mais útil, com mais dicas e informações, mas aqui é blog sobre esmaltes não fotografia haha, mas qualquer dúvida podem me perguntar vou tentar ajudar. Espero ter ajudado e falado alguma coisa. Mas por uma parte acho que ajudei sim, tem tanta gente no flickr com fotos desfocadas mas um esmalte lindo :( Isso estraga a cor ! 

Se quiserem um post sobre outro assunto relacionado a esmaltes podem pedir! Beijos e até mais.





6 comentários:

  1. Nossa amiga adorei as dicas *.*
    me ajudo muito viu?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, gostei muito da cartolina.
    Vou correndo comprar uma.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oieee eu adorei suas dicas! Sofro tanto para fotografar meus esmaltes! rs...Estou quase comprando uma câmera assim, também adoro fotografar, você pode me passar a dica de onde encontrar por um preço camarada?? Não encontrei seu e-mail..Beijos e obrigada! Dá uma passadinha lá no meu blog =)

    esmaltamy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamy, que ótimo que consegui ajudar :) O meu e-mail é : juliaesmaltada@hotmail.com

      Beijos.

      Excluir
  4. Ótimas dicas ^^
    Bjoo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as suas dicas... eu não entendo absolutamente nada de fotografia... meu namorado tem uma Canon de última geração, mas não vou ficar pedindo à ele para fotografar as minhas unhas todo fim-de-semana né??!! Hehehehehe
    Por isso eu sempre uso a câmera do meu iPhone 4S, que é excelente (comparando à outros celulares), mas não o suficiente para fazer fotos tão boas como as suas...
    Estou mesmo precisando comprar uma câmera nova e acho que vou aproveitar o ensejo.
    En tout cas, adorei o seu blog e já estou seguindo!
    Se não te incomodar, dá uma bisbilhotada lá no meu!
    Beijos,
    Giovanna.
    http://esmaltolatrasdecarteirinha.blogspot.com

    ResponderExcluir